Diabetes Tipo 2: Tudo o que você precisa saber!

Avaliação

O que é Diabetes Tipo 2

A diabetes tipo 2 é uma deficiência na maneira como o corpo regula e usa o açúcar (glicose) como combustível. Essa condição de longo prazo (crônica) resulta em muito açúcar circulando na corrente sanguínea. Eventualmente, níveis elevados de açúcar no sangue podem levar a distúrbios dos sistemas circulatório, nervoso e imunológico.

Nesta doença, existem basicamente dois problemas inter-relacionados no trabalho. O pâncreas não produz insulina suficiente – um hormônio que regula o movimento do açúcar nas células – e as células respondem mal à insulina e absorvem menos açúcar.

Diabetes Tipo 2 Sintomas

Os sinais e sintomas da patologia costumam se desenvolver lentamente. Na verdade, você pode viver com diabetes tipo 2 há anos e não saber disso. Quando os sinais e sintomas estão presentes, eles podem incluir:

  • Sede aumentada;
  • Micção frequente;
  • Aumento da fome;
  • Perda de peso não intencional;
  • Fadiga;
  • Visão embaçada;
  • Feridas de cicatrização lenta;
  • Infecções frequentes;
  • Dormência ou formigamento nas mãos ou pés; e
  • Áreas de pele escurecida, geralmente nas axilas e pescoço.

Causas da Diabetes Tipo 2

O diabetes tipo 2 é principalmente o resultado de dois problemas inter-relacionados:

  • As células do músculo, da gordura e do fígado tornam-se resistentes à insulina. Como essas células não interagem de maneira normal com a insulina, elas não absorvem açúcar suficiente.
  • O pâncreas é incapaz de produzir insulina suficiente para controlar os níveis de açúcar no sangue.

Exatamente por que isso acontece é desconhecido, mas estar acima do peso e inativo são os principais fatores contribuintes.

Fatores de Risco para Diabetes Tipo 2

Peso. Estar acima do peso ou ser obeso é o principal risco.

Distribuição de gordura. Armazenar gordura principalmente em seu abdômen – ao invés de seus quadris e coxas – indica um risco maior. O risco de desenvolver diabetes tipo 2 aumenta se você for um homem com circunferência da cintura acima de 101,6 centímetros (40 polegadas) ou uma mulher com uma medida acima de 88,9 centímetros.

Inatividade. Quanto menos ativo você for, maior será o risco. A atividade física ajuda a controlar o peso, consome a glicose como energia e torna as células mais sensíveis à insulina.

História de família. O risco de diabetes aumenta se seu pai ou irmão tiver diabetes tipo 2.

Raça e etnia. Embora não esteja claro por que, pessoas de certas raças e etnias – incluindo negros, hispânicos, nativos americanos e asiáticos e habitantes das ilhas do Pacífico – têm maior probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2 do que os brancos.

Níveis de lipídios no sangue. Um risco aumentado está associado a níveis baixos de colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL) – o colesterol “bom” – e altos níveis de triglicerídeos.

Idade. O risco de diabetes tipo 2 aumenta à medida que você envelhece, especialmente após os 45 anos.

Pré-diabetes. O pré-diabetes é uma condição em que o nível de açúcar no sangue está acima do normal, mas não o suficiente para ser classificado como diabetes. Se não for tratada, a pré-diabetes frequentemente progride para diabetes tipo 2.

Riscos relacionados à gravidez. O risco de desenvolver diabetes tipo 2 aumenta se você desenvolveu diabetes gestacional durante a gravidez ou se deu à luz um bebê com mais de 4 kg.

Síndrome dos ovários policísticos. Ter a síndrome dos ovários policísticos – uma condição comum caracterizada por períodos menstruais irregulares, crescimento excessivo de pelos e obesidade – aumenta o risco de diabetes.

Áreas de pele escurecida. geralmente nas axilas e pescoço. Essa condição geralmente indica resistência à insulina.

 

Diabetes tipo 2

Como prevenir Diabetes Tipo 2

Escolhas de estilo de vida saudáveis ​​podem ajudar a prevenir o diabetes tipo 2, e isso é verdade mesmo se você tiver parentes biológicos que vivem com diabetes. Se você recebeu um diagnóstico de pré-diabetes, as mudanças no estilo de vida podem retardar ou interromper a progressão para diabetes.

  • Comer alimentos saudáveis. Escolha alimentos com baixo teor de gordura e calorias e com alto teor de fibras. Concentre-se em frutas, vegetais e grãos inteiros.
  • Ficando ativo. Procure fazer 150 minutos ou mais por semana de atividade aeróbica moderada a vigorosa, como uma caminhada rápida, andar de bicicleta, correr ou nadar.
  • Perdendo peso. Perder uma pequena quantidade de peso e mantê-lo pode atrasar a progressão de pré-diabetes para diabetes tipo 2. Se você tiver pré-diabetes, perder 7% a 10% do peso corporal pode reduzir o risco de diabetes.
  • Evitando inatividade por longos períodos. Ficar sentado por longos períodos pode aumentar o risco de diabetes tipo 2. Tente se levantar a cada 30 minutos e se movimentar por pelo menos alguns minutos.

 

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